Medo de dirigir?

, , 4 comentários
Ano passado, eu consegui o meu primeiro carro e essa experiência foi muito boa, porém desafiadora. Enquanto psicóloga, tentei me avaliar e refletir sobre como esse desafio me impactou e impacta muitas pessoas, principalmente as mulheres. Diversas pesquisas apontam que o gênero feminino é mais afetado pela "síndrome do carro na garagem". De maneira simplista, consigo pensar em alguns fatores que podem influenciar nessa estatística.

Um deles é a visão machista e preconceituosa através de frases do tipo " mulher no volante, perigo constante".Esse tipo de enunciado acaba influenciando negativamente na auto estima de muitas mulheres que pensam em dirigir.

Outros aspectos fortes são a  cultura e educação distintas entre meninos e meninas. Desde pequeninos, os garotos são estimulados a brincar de carrinho e a se interessar por assuntos desse tipo, enquanto que as meninas costumam ter uma educação mais voltada para questões familiares, como brincar de boneca para "aprender a ser mãe".  Esses valores devem ser repensados, afinal é importante que o menino também aprenda noções de "como ser pai", bem como as meninas podem ser mais incentivadas a aprender as leis de trânsito e sobre a importância de aprender a dirigir um dia.

Além desses, há também o medo de errar. Dirigir é uma habilidade e logo, pode ser desenvolvida e melhorada. Entretanto, algumas pessoas tem mais dificuldade em lidar com o erro. Ligar o carro, dar seta, trocar a marcha podem ser desafios tão grandes para muitas pessoas que elas se sentem paralisadas ao se imaginar fazendo tantas coisas ao mesmo tempo e temem fracassar. 

Costuma-se dizer que, no dia a dia, dirigir é uma necessidade para a maioria das pessoas, mas o que fazer quando ligar a chave do carro virou uma verdadeira fobia?

A terapia cognitivo-comportamental pode ser uma boa solução. Dirigir é um dos muitos aspectos e comportamentos que alguém pode ter e ele mostra muito de quem somos e como funcionamos. Nesse sentido, o  processo terapêutico poderá ajudar a entender a origem desse medo excessivo e ainda, trazer mais autoconhecimento para o indivíduo. Além disso, no caso de uma fobia, o indivíduo será tratado e incentivado a se expor ao evento fóbico. 

Aliado a esse processo, existem hoje no mercado uma ampla variedade de auto escolas que podem atender os anseios de quase todos. Ao se deparar com esse e outros medos, lembre sempre que é necessário buscar ajuda. Afinal, vencer desafios nos faz crescer e ser mais resilientes na nossa vida.  





4 comentários :

  1. Maravilhoso!!! Ja tirei minha habilitação, mas ainda tenho medo de dirigir. Para mim é mais cômodo deixar que meu namorado dirija. Mas tenho muitaaaa vontade de dirigir e ser realmente boa no volante. Preciso superar os meus medos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas passam por isso, mas é importante buscar superar os medos. Você pode começar fazendo percursos no bairro, por exemplo. E lembre que leva tempo ficar "boa no volante ". Cada pessoa tem seu tempo. Com determinação e persistência você pode alcançar seu objetivo! Abraços, Ana

      Excluir