Respirar é preciso!

, , Nenhum comentário




Quantas vezes você inspirou e expirou hoje? Dá para contar? Isso é praticamente impossível, já que a respiração tem um caráter involuntário boa parte do tempo. Em virtude disso, a maioria das pessoas não se dão conta do modo como respiram. Assim, acabam respirando de maneira errada. Os erros mais comuns são :

* Inspirar pela boca:Quando respiramos pela boca é comum surgirem problemas dentais, dores de cabeça, prejuízo na concentração e fadiga.  O correto é inspirar pelo nariz, pois assim o ar é filtrado e distribuído de modo adequado pelo corpo. 

* Respiração acelerada e curta ( hiperventilação): Quando hiperventilamos, as trocas gasosas acontecem de forma descompensada, prejudicando a oxigenação do cérebro e do organismo como um todo. Assim, é possível que "mensagens de perigo" sejam enviadas e todo um sistema de defesa seja ativado. Nesses casos, é comum acelerar o batimento cardíaco e as pupilas dilataram, por exemplo. 

Para evitar esses problemas, o ideal é inspirar pelo nariz, lenta e profundamente e expirar pela boca também lentamente. Ao mudar esse hábito, podem ser percebidas melhoras na saúde de modo geral, pois seu cérebro passará  a receber mensagens de que está tudo bem. Assim, é mais fácil também praticar a autorregulação das emoções em situações de estresse e ansiedade.

Não perca o fôlego, "exercite-se" respirando corretamente!

0 comentários :

Postar um comentário