Feliz dia do ' Fale mais sobre isso'

, , Nenhum comentário



 



Dia 27 de agosto é a data escolhida para a comemoração do dia do psicólogo no Brasil.  A jovem profissão tem pouco mais de 50 anos no nosso país. Logo, ainda se encontra em um momento de construção teórica e prática para embasar as novas atuações profissionais. De uma maneira geral, costumo dizer que nós, psicólogos, trabalhamos desenvolvendo pessoas.

Sabe aquele momento em que a vida parece não andar? A criança "problema" para a Escola, ou ainda aquela tristeza profunda e prolongada de um conhecido? E aquela dieta que parece nunca dar certo? Nessas e em outras tantas situações nós buscamos ajudar ao indivíduo e até instituições a refletir sobre o porquê de tais eventos estarem acontecendo. A partir daí, o tratamento e intervenções são traçadas. A atuação psi é muito ampla, pois ela pode ser adaptada a uma série de contextos onde existem pessoas. Afinal, esse é o nosso maior objeto de estudo: o ser humano.

A cada dia me apaixono mais pela minha profissão e pelas pessoas que ela me apresenta. Seja no consultório, nos workshops ou nas palestras eu sempre aprendo um pouquinho mais. Nos discursos, nas histórias de vida tão complexas, nas infinitas expressões faciais me encanto e me aproximo devagarzinho de um vasto caminho que é a existência humana com toda a sua complexidade. Essas vidas tem muito matéria poética, mas ao sair desse lirismo, me deparo com a ciência psi e suas tentativas de emergir nesse campo.

Eu estou cada vez mais " Entre Psicologias" , num processo de construção e desconstrução, de crises e crescimento. Estou feliz, mas ainda há muito a se conquistar, eu e meus colegas seremos responsáveis pelo continuidade dessa história. Caminhemos, então.

Enfim, feliz dia para nós psicólogos e todo mundo que tem ou já teve alguém para chamar de "meu psicólogo"!

0 comentários :

Postar um comentário