O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM 5 reuniu o autismo infantil com outros transtornos do desenvolvimento (autismo infantil precoce, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento) no que chamou de espectro do transtorno autista (TEA).
As manifestações
do TEA variam muito dependendo da gravidade da condição autista, do
nível de desenvolvimento e da idade cronológica. Os portadores do TEA apresentam como características
essenciais dificuldades nos processos de interação social, atraso na linguagem, dificuldades
e resistência a mudanças, bem como apresentam interesses restritos e
comportamentos repetitivos. Esses sintomas estão presentes desde o início da
infância, por volta dos 3 anos de idade, e trazem limitações e prejuízos ao funcionamento do indivíduo.
Alguns autistas
apresentam sensibilidade sensorial mais desenvolvida e, por exemplo, podem
ouvir sons que as outras pessoas não conseguem distinguir. Em outros casos,
podem ter dificuldades com algumas texturas e sabores, o que pode prejudicar o
comportamento alimentar, tornando-o bem restrito. Além disso, podem apresentar algum tipo de
problema de aprendizagem. Por outro lado, há autistas que tem uma capacidade de
aprender determinadas áreas do conhecimento com mais facilidade do que muitos
indivíduos sem essa condição. Muitos deles, com acompanhamento e tratamento
adequado, poderão ter uma vida funcional.
Fonte: American Psychiatric Association (2014). Manual
Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM 5. Porto Alegre, Artmed.
Clin, A. (2007). Autismo e síndrome de Asperger: Uma
visão geral. Associação Brasileira de Psiquiatria.
Retirado em 14/10/2015 do site http://www.appda-norte.org.pt/docs/autismo/AutismoSindromeAsperger.pdf.
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