O que a terapia pode fazer por você

, , 2 comentários
No Brasil, a Saúde é muito voltada para uma perspectiva curativa, ou seja, espera-se que o indivíduo adoeça para que depois ele se trate da doença que o acometeu. A Psicologia, por sua vez, também carregou essa visão por muito tempo. A ciência Psi era procurada toda vez que alguém se encontrava com um transtorno mental como depressão, por exemplo. Atualmente, as práticas psicológicas tem se voltado bastante para o campo da PREVENÇÃO, atuando de modo que muitas patologias não cheguem a se desenvolver.  Você pode me perguntar: A Psicologia também pode prevenir doenças físicas? Eu respondo SIM! Muitas pessoas desenvolvem somatizações por conta de conflitos psíquicos mal resolvidos. É muito comum atender pacientes com ansiedade patológica que sofrem de males como gastrites e dores generalizadas. Essas e outras queixas, quando não tem raiz psicológica, são pelo menos  acentuadas por problemas como estresse e má regulação emocional.
A terapia, ao fornecer um espaço de escuta, permite também que o indivíduo se conheça mais e entenda sobre seus pensamentos, suas reações emocionais, as respostas fisiológicas influenciadas pelos mecanismos psicológicos e seus comportamentos. Ao se dar conta desse processo, o indivíduo consegue lidar de uma maneira mais saudável com o seu corpo, seus relacionamentos e o seu modo ser e estar no mundo. Consequentemente, ele adoece menos física e mentalmente. Infelizmente, muitas pessoas ainda desconhecem a Psicologia e acabam não tendo acesso aos benefícios que ela pode trazer para a vida de qualquer um.
Na minha prática clínica, tenho buscado cada vez mais conscientizar os meus pacientes da importância de cuidar de si emocionalmente como forma de prevenir muitas doenças mentais e físicas. Além disso, busco desenvolver a resiliência nas pessoas, ou seja, fortalece-las para que consigam lidar de maneira mais saudável com as dificuldades do cotidiano. Como Psicologia não é achismo, mas CIÊNCIA, busco basear meus atendimentos em uma abordagem específica: A TERAPIA COGNITIVO - COMPORTAMENTAL. Além dessa abordagem, tenho usado o Programa Australiano FRIENDS que tem a proposta de prevenir a depressão e a ansiedade patológica através de práticas de enfrentamento.  A cada dia me sinto mais realizada por acreditar que estou fazendo a minha parte como pessoa e profissional na busca por um mundo melhor. Se cada um buscar o seu desenvolvimento pessoal, com certeza teremos um futuro mais leve.
#Fica a dica: Psicoterapia é um caminho para o crescimento em todos os aspectos da vida de uma pessoa.

2 comentários :

  1. Oi, Ana Celma. Parabéns pelo espaço e pelo texto. Fiquei curiosa para saber mais sobre o programa Friends que você cita no texto "que tem a proposta de prevenir a depressão e a ansiedade patológica através de práticas de enfrentamento", poderia escrever um texto sobre isso? , digo mais detalhes sobre o programa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gicelma. Muito obrigada pelo seu feedback. Eu escrevi um pequeno texto chamado " método FRIENDS" http://entrepsi.blogspot.com.br/2015/04/o-que-e-o-metodo-friends.html. Assim que puder, irei complementar com informações adicionais. Trata-se de um programa baseado em pesquisas longitudinais em vários países e visa desenvolver a resiliência nas pessoas. Eu me apaixonei pela proposta. Abraços.

    ResponderExcluir